Criamos hábitos ao longo da vida, muitos são importantes e necessários, porém temos hábitos que não cooperam para o nosso crescimento e evolução, e outros que até nos prejudicam.
Os hábitos são sequências de ações que adquirimos para fazer determinadas coisas em nossa vidas.
E como os hábitos influenciam positivamente ou negativamente nossa saúde?
Culturalmente temos hábitos alimentares, porém nos últimos tempos, devido a correria do dia a dia e a falta de tempo muitas pessoas acabaram se adaptando as refeições mais rápidas, práticas e semi – pronta, mas nem sempre contribuem para uma manutenção da saúde física, muitas vezes impactando na qualidade de vida.
Sabemos que uma alimentação saudável é de grande importância para uma saúde física e mental.
Eu tinha criado o hábito de me gratificar com alimentos cheios de sódio, principalmente no período da noite enquanto assistia algum curso, isso resultou em aumento de pressão arterial, sem contar que meu peso já estava consideravelmente acima do ideal.
Após uma chamada médica, onde precisaria tomar medicamento para controle da pressão, resolvi assumir a responsabilidade sobre tudo aquilo que ingeria e criei um novo habito alimentar e de atividade física, confesso que no inicio não foi fácil, mas persisti porque não queria ficar refém de medicação. Todos os alimentos eram os mais naturais possíveis, fazia as três refeições principais, muita água e atividade física, inclusive nos finais de semana.
O resultado foi um corpo mais leve, o restabelecimento de minha pressão arterial e alta médica.
Precisamos fazer escolhas e ter disciplina para criar novos hábitos, principalmente quando isso nos traz mais qualidade de vida.
Temos que ter disciplina diária, tanto no que fazemos quanto naquilo que falamos e pensamos, porque tudo nos traz resultados.
Deixo aqui a recomendação de leitura do Livro – “O poder do Hábito – Charles Duhigg”